sexta-feira, 23 de novembro de 2012


A tecnologia e o ensino: vantagens e desafios




imagem


Autor: Scott Rocco
O texto “ 5 Essential Questions to Ask Before you Innovate in your school”  em edSocialMedia.com. aborda a problemática das tecnologias digitais ao serviço da educação.
As questões não são fáceis e dividem os profissionais da área. No texto há dois argumentos que impedem que se fique indiferente: o avanço da tecnologia e a pressão da sociedade para a  necessidade de inovar.

Assim, Scott Rocco apela a que consideremos cinco questões essenciais.

1.Implementar tecnologia no ensino não pela necessidade, mas apenas para mostrar que se usa.

2.Até que ponto a inovação em tecnologia desenvolve  a aprendizagem dos alunos? Trabalhamos para a eficácia na aprendizagem e só essa deve justificar a adoção de estratégias com recursos tecnolágicos.

3.Como é que a inovação desenvolve a instrução/ennsino? Porque, se não houver progressão na aprendizagem, não haverá adesão da maior parte dos professores.

4. Necessidade de formação para os professores e outros educadores. Deve haver formação antes, durante  e depois da implementação  de atividades inovadoras.

5.A inovação tecnológica está em constante evolução.  Acompanhar  e responder a estes desafios de forma isolada acarreta trabalho e haverá outros parceiros que podem ter estudos feitos e respostas dadas  a estas  questões de implementação tecnológica.

edSocialMedia.com  [artigo acedido a 21 de novembro de  2012]

1 comentário:

  1. Por causa do 4. e do 5. as bibliotecas escolares terão de assumir ainda um papel pertinente na organização/dinamização de formação interna, a todos os agentes educativos,de forma continuada e/ou centrada em necessidades concretas associadas a temas ou problemas específicos. Não apenas sobre tecnologia, ou literacia, ou leitura, mas sobre o coração do "produto" da escola: educação, aprendizagem, cultura, conhecimento, transformação. Que dizes?

    ResponderEliminar