sábado, 17 de novembro de 2012


Comentário Crítico sobre as Apps

A Web 2.0 torna-se imprescindível na veiculação da informação e na construção do conhecimento. Na Web há toda uma panóplia de aplicações ao serviço dos profissionais da educação e dos professores bibliotecários. Para estes, os blogues, o slideshare, os ebooks, o youtube, o ipad, entre outros, são recursos  que o PB deve dominar e as bibliotecas devem adotar, porque agilizam a partilha, a troca de informação, a pesquisa, o empréstimo e a livre circulação de documentos, além de captarem a atenção dos nativos digitais.

O artigo de Ross Todd em Teacher | Librarian  (1 outubro, 2012) coloca algumas questões consideradas críticas na profissão do PB, como por exemplo: a colaboração da biblioteca na vertente das atividades curriculares, como é o caso da promoção da leitura, e a divulgação das atividades da biblioteca no seio da comunidade escolar. Contudo, Ross Todd  não prevê um futuro fácil para as bibliotecas.  A este propósito cita Hay and Todd, 2010, referindo que a evolução do digital , aliada aos cortes na educação, vem pôr em causa a sustentabilidade da escola tal como a conhecemos, e fala-nos do aumento de gadgets, da edição e publicação em suporte digital, e das plataformas de acesso à´informação: With this decreasing visibility, the are also fundamental questions being asked about the sustainability of school in the increasingly digital information [...] (Todd, 2012, p.8).
A escola e a biblioteca devem repensar a educação e a aprendizagem tal como estão. A evolução da tecnologia e a sua aplicação ao ensino é inevitável e irrevesível. Resta-nos saber se conseguimos alterar toda a nossa visão tradicional e conseguimos mudar. Os métodos não podem ser os mesmos quando os alunos mudaram.  Mas não podemos defender a tecnologia pela tecnologia. Ela deve estar  ao serviço do conhecimento e não é um fim em si mesma.

Referência das fontes: Teacher|Librarian - 1st. October, 2012.
http://edition.pagesuite-professional.co.uk/launch.aspx?pbid=eae030fd-f08f-4952-9fd7-f475edae2de1
(aced. em 17-11-2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário